ESTAMPAGEM
A estampagem é um processo de fabricação amplamente utilizado na indústria para produzir peças metálicas complexas a partir de chapas de metal planas.
No processo de estampagem, uma chapa de metal é colocada entre um molde (ou matriz) e um punção, que exerce força sobre o material para deformá-lo e criar a forma desejada. Esse processo é realizado a frio, ou seja, sem aquecimento do material, e pode ser realizado a alta velocidade em prensas industriais.
Existem diversos tipos de estampagem, incluindo estampagem profunda, estampagem progressiva, estampagem de dobra, estampagem de corte, entre outros. Cada tipo é utilizado para criar diferentes formas e geometrias de peças, desde componentes simples até peças mais complexas. Ela é frequentemente empregada na fabricação de peças como painéis de carroceria, componentes estruturais, peças de fixação, eletrodomésticos, entre outros.
Na estampagem progressiva, uma única bobina de chapa metálica é alimentada continuamente através de uma série de estações de estampagem, onde cada estação realiza uma operação específica (como corte, dobra, conformação etc.), resultando na produção de múltiplas peças em uma única passagem pela prensa.